Qualquer sistema de Franquias é caracterizado pelos padrões idênticos em todas as unidades, determinados por formatações rígidas que constam geralmente em números e extensos manuais; por elevados controles informatizados; por regras e supervisão inflexíveis; que fazem com que a rede mantenha-se homogenia e com o pagamento de taxas características, como taxa de franquia, royalties e taxa de publicidade amarrados ao faturamento bruto da unidade franqueada. Além disto, o Sistema de Franquia tem uma lei própria, de nº 8.955, que trata da comercialização e operação de unidades franqueadas.

 

 

O Sistema de Licenciamento já é largamente utilizado no Brasil para contribuir com a expansão de unidades com parceria com fornecedores, chamados de Parceiros de Negócio. Geralmente a adoção do Sistema de Licenciamento é utilizado principalmente por redes que não tem indústrias e nem mesmo segredos de produção.

No Sistema de Licenciamento prevalece uma relação de menor controle do licenciador, o dono da marca, sobre o licenciado, aquele que adquire a unidade de negócio, neste caso a Loja de Conveniência 1 Minuto.

Em geral, no licenciamento não existe uma necessidade de padronização até da operação. O licenciado pode trabalhar, treinar seus funcionários e administrar sua unidade com mais liberdade e adaptável ao próprio ponto de vendas e principalmente aos seus clientes e consumidores. O licenciado trabalha com um contrato simples que contempla direitos e deveres tanto do licenciador como do próprio licenciado. O Sistema de Licenciamento não obedece à Lei das Franquias.

O que coincide tanto no Sistema de Franquia como no Sistema de Licenciamento é que tanto franqueados como licenciados têm como obrigação comprar somente produtos homologados pelo franqueador e licenciador e manter o layout da unidade de negócio, além do respeito aos acordos de merchandising pra o ponto de venda. Neste caso os produtos homologados no Sistema de Licenciamento são somente aqueles pertencentes aos Parceiros de Negócio do licenciador sendo os demais produtos do mix de produto padrão sugeridos e também adaptados as características e peculiaridades de cada ponto de venda e evidentemente, licenciador e licenciado darão preferência a produtos de empresas e marcas líderes.

A grande vantagem, em ambos os casos, é fazer parte de uma rede que será considerada e tratada pelos fornecedores não só uma unidade em si, mas sim, a somatória de todas as unidades licenciadas, permitindo benefícios que sozinho o franqueado e licenciado não teriam, além é claro de geralmente ter negociações mais vantajosas com a indústria e participar de um calendário promocional que impulsionam a venda das unidades licenciadas.

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